Ichitami Shikanai

Sensei Shikanai
O Shihan Ichitami Shikanai é japonês de Aomori, nascido em 31/07/1947. Estudou economia na Universidade Meiji (Tóquio, Japão).

Quando a agenda empresarial de Nakatani Sensei começou a se tornar incompatível com as suas obrigações como supervisor técnico do Aikidô, ele começou a procurar, no Japão, um professor de competência adequada e disposto a enfrentar o desafio de se mudar para o Brasil, com língua e cultura tão diferentes, a fim de substituí-lo em suas funções e dar continuidade à expansão do grupo formado por ele.

No Japão, entrou em contato com seu colega de universidade, Kobayashi Sensei, que apresentou a proposta a seus dois alunos mais promissores, Igarashi e Shikanai. Como Igarashi estava com casamento marcado, foi Shikanai Sensei quem se apresentou como voluntário para a árdua missão.


Chegou ao Brasil em 1975 na delegação do professor Yasuo Kobayashi, seu professor, que foi aluno direto do fundador.

Possui graduações em Aikidô (faixa preta 7º dan, Aikikai Shihan), Shinto Muso Ryu Jodô (grau Okuiri Sho) e Iaidô (faixa preta 2º dan).
Reside em Belo Horizonte e viaja por todo o Brasil e mesmo ao exterior, dedicando-se ao ensino dessas artes.

Lecionou na Polícia Militar de Belo Horizonte, na cadeira de ataque e defesa, como instrutor de bastão.

É o supervisor responsável pelo Aikidô em Barra Mansa, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Natal, Niterói, Rio de Janeiro, e Jerusalem (Israel). Fundou e administra o Nakatani Dôjô, na Savassi, em Belo Horizonte/MG.